Corman se dedicou Ă produção e direção de filmes baratos, principalmente do gĂŞnero Horror, e conseguiu entrar em sinergia com o pĂşblico jovem, que estava saturado do modelo clĂĄssico narrativo de Hollywood e sedento por filmes mais viscerais. Enquanto os grandes estĂşdios andavam a passos cambaleantes em função do declĂnio das bilheterias, Corman lotava salas de cinema e Drive-ins, abrindo portas para dezenas de novos artistas, dentre eles os atores Robert de Niro e Jack Nicholson, e os diretores John Landis, Francis Ford Coppola, Martin Scorsese e James Cameron. A atuação de Corman e desses novos realizadores contribuiu para a reconfiguração do cinema hollywoodiano, que veria a recuperação de sua economia com o sucesso dos clĂĄssicos da Nova Hollywood.
Texto escrito por Alvaro Nunes, Bacharel em HistĂłria - MemĂłria e Imagem pela UFPR e Especialista em Cinema pela UNESPAR.
ReferĂŞncias:
MASCARELLO, Fernando (org.). HistĂłria do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2006.
Biskind, Peter. Como a geração sexo-drogas-e-rock’n’roll salvou Hollywood. Easy Riders, Raging Bulls / Peter Biskind. Rio de Janeiro: IntrĂnseca, 2009.
SLIDE. Anthony. The New Historical Dictionary of the American Film Industry. Scarecrow Press, 1998.
Nenhum comentĂĄrio:
Postar um comentĂĄrio
Os comentĂĄrios sĂŁo muito bem vindos para o Hell Business, por isso caso tenha algo a acrescentar ao artigo ou apenas quer expressar sua opiniĂŁo, nĂŁo deixe de comentar. VocĂŞ pode comentar de 3 maneiras:
1- Com sua conta no Blogger.
2- Com uma conta no Disqus (Twitter, Google etc).
3- Com sua conta no Facebook.
Para isso basta clicar nos botĂľes acima das respectivas redes sociais.