Home Ads

sĂĄbado, 12 de setembro de 2009

O Ciclo do Pavor

Em um pequeno vilarejo, um mÊdico legista Ê chamado para fazer uma autópsia em uma moça morta em circunstâncias misteriosas; cravado em seu coração Ê encontrado uma moeda de prata, colocada por uma bruxa local. Instigado pelo mistÊrio da morte e pelo comportamento supersticioso dos habitantes, o legista, com o auxílio de uma moradora local, investigam o caso e se deparam com a lenda de uma maldição envolvendo a família Graps.

  Bava apenas orquestra a mais poderosa opressĂŁo atmosfĂŠrica da histĂłria do cinema. NĂŁo tem explicação. SĂŁo 80 minutos do que hĂĄ de mais puro, selvagem e sensorial; um cinema que se comunica pela cadĂŞncia do coração e pela linguagem dos poros.
Logo que o sol se põe, o filme mergulha num deslumbrante pesadelo. Em Operazione Paura, há outro mundo por trás das coisas, um mundo irreal e alucinógeno que só se revela no escuro de uma meia-noite, e que só chegou perto de ser tão bem trabalhado quanto aqui em Depois de Horas, do Scorsese, e A Hora do Lobo, do Bergman. É esse ar feérico e macabro de dimensão paralela que é tão talentosamente usado como matéria-prima da atmosfera inacreditável construída por Mario Bava e que entorpece e confunde e dilacera os sentidos.

E cada plano Ê arquitetado pelo mestre como uma tela, porque via de regra o homem que começou como pintor posiciona a câmera em um canto obscuro do cenårio e realiza a mågica da luz, do som e do movimento que seus ex-colegas nunca sonharam, dando vida (como Kubrick em Barry Lyndon, mas superior) a um universo que Ê claramente propriedade das tintas, das molduras e da imaginação, porque chega um dado momento em que você não distingue mais se o vento realmente sopra na cena ou se os seus ouvidos jå interpretam como verdade o que Ê apenas sugerido pelo ambiente.

E as cores, apesar de menos carregadas que no trabalho sensacional feito em Seis Mulheres para o Assassino, compþe-se de uma harmonia muito mais precisa e diabólica jogando o filme no ralo daquele redemoinho lisÊrgico operado nas escadarias, ou pelo labirinto entre as salas, ou por qualquer outra fenda que se abra para a fåbula entre uma ou outra via da realidade, porque Operazione Paura Ê tudo isso, Ê completo a representação fantåstica e saturada de um sonho/um surto/um estado orgåsmico de loucura escrito no verso da madrugada sob a razão encantada de um feiticeiro e de sua câmera.

TĂ­tulo Original: Operazione Paura (1966)
Cor: Colorido
RegiĂŁo do DVD: Todas
Legenda: PortuguĂŞs
Idiomas / Sistema de Som:
Italiano - Dolby Digital 2.0
InglĂŞs - Dolby Digital 2.0
Formatos de Tela: Widescreen

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Os comentĂĄrios sĂŁo muito bem vindos para o Hell Business, por isso caso tenha algo a acrescentar ao artigo ou apenas quer expressar sua opiniĂŁo, nĂŁo deixe de comentar. VocĂŞ pode comentar de 3 maneiras:
1- Com sua conta no Blogger.
2- Com uma conta no Disqus (Twitter, Google etc).
3- Com sua conta no Facebook.
Para isso basta clicar nos botĂľes acima das respectivas redes sociais.

O Reduto Dos Monstros

Sobre as resenhas: As resenhas publicadas aqui sĂŁo produzidas exclusivamente para o site Hell Business e, em razĂŁo disso, caso vocĂŞ queira publicĂĄ-las em alguma mĂ­dia na internet, se faz necessĂĄrio citar a fonte: "www.hellbusiness.com". Grato pela compreensĂŁo.




Curta no Facebook

Horror Movie Fans