Home Ads

terça-feira, 17 de outubro de 2017

A Dama do Cine Shanghai

Homem vai a um cinema alternativo, apaixona-se por uma mulher misteriosa e se vê envolto em um emaranhado de situaçþes obscuras envolvendo crimes, chantagens e segredos guardados a sete chaves. Após reunir pistas e interpretå-las para desvendar o mistÊrio no qual estå imerso, o homem descobre algo extremamente surpreendente sobre a Dama do Cine Shangai.

A Dama do Cine Shangai  ĂŠ um premiado filme brasileiro de suspense, originalmente lançado em 1987, dirigido por Guilherme de Almeida Prado e estrelado por MaitĂŞ Proença, AntĂ´nio Fagundes, JosĂŠ Mayer e Paulo Villaça.

O maneirismo que caracterizou boa parte da cinematografia mundial a partir da segunda metade dos anos 1970, teve presença significativa na produção brasileira dos anos 1980, sobretudo no que diz respeito ao cinema paulista. O declĂ­nio do cinema moderno, mas tambĂŠm o fracasso do projeto de brasilidade no cinema, que nunca teve tanta força em SĂŁo Paulo, acabou favorecendo o surgimento de filmes brasileiros que dialogam fortemente com os gĂŞneros consagrados em Hollywood, e tĂŁo fortemente combatidos pelos cinemanovistas. SĂŁo filmes associados aos  estilo nĂŠon-realismo, produçþes que se caracterizam pelos ambientes urbanos, noturnos e com muitas luzes e letreiros de neĂłn. O termo faz referĂŞncia irĂ´nica ao neorrealismo italiano, estilo que influenciou fortemente o cinema novo brasileiro.

Em A Dama do Cine Shanghai, grande exemplar do nÊon-realismo, o gênero americano Noir Ê escolhido como fórmula para a discussão do caråter ilusionismo do cinema, o que acaba sendo um grande elogio a esta faceta cinematogråfica. O filme tem um grande trabalho com estilização, cores, fotografia e uma aura de mistÊrio que acompanha uma trama que só poderia ter lugar na ficção. Este premiado filme de Guilherme de Almeida Prado Ê um exemplo de como o cinema brasileiro Ê capaz de dialogar com os gêneros cinematogråficos de uma maneira equilibrada, sem precisar ser puro pastiche do cinema americano e nem tampouco assumir um caråter iconoclasta que acaba por desperdiçar o produtivo diålogo entre os filmes brasileiros e os gêneros cinematogråficos. Recomendo incondicionalmente.


TĂ­tulo Original: A Dama do Cine Shanghai aka The Lady from the Shanghai Cinema (1987)
Cor: Colorido
RegiĂŁo do DVD: Todas
Idiomas / Sistema de Som:
 
PortuguĂŞs - Dolby Digital 2.0

Formatos de Tela: Widescreen


Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Os comentĂĄrios sĂŁo muito bem vindos para o Hell Business, por isso caso tenha algo a acrescentar ao artigo ou apenas quer expressar sua opiniĂŁo, nĂŁo deixe de comentar. VocĂŞ pode comentar de 3 maneiras:
1- Com sua conta no Blogger.
2- Com uma conta no Disqus (Twitter, Google etc).
3- Com sua conta no Facebook.
Para isso basta clicar nos botĂľes acima das respectivas redes sociais.

O Reduto Dos Monstros

Sobre as resenhas: As resenhas publicadas aqui sĂŁo produzidas exclusivamente para o site Hell Business e, em razĂŁo disso, caso vocĂŞ queira publicĂĄ-las em alguma mĂ­dia na internet, se faz necessĂĄrio citar a fonte: "www.hellbusiness.com". Grato pela compreensĂŁo.




Curta no Facebook

Horror Movie Fans